Forum GW
Bem Vindo Ao Forum GW !
Registre,aprenda e compartilhe o os conhecimentos no mundo dos games!

Guia de Noções básicas [aberto para dúvidas]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guia de Noções básicas [aberto para dúvidas]

Mensagem por Keisuke_kun em 6/7/2011, 14:19

Isso é o que se pode falar que é uma mão na roda para iniciantes e para quem já é experiênte e quer revisar algo:

Creditos:
Feito por Csnoji.
Revisado por BadLuvie e FireLion.





Pra começar, gostaria de dizer que isso não é exatamente um tutorial.
Neste guia você poderá aprender o básico e, possivelmente, além do básico do Photoshop.
O tópico dá ênfase à criação de signatures, porém não é exclusivamente à elas. Boa parte das informações contidas aqui podem ser aproveitadas para outros tipos de trabalho.

Ele não está completo, pelo contrário, está bem longe disso. Ao passar do tempo irei adicionando novos itens e explicações. Caso você queira ajudar no crescimento do guia e, consequentemente, dos futuros leitores, por favor entre em contato via MP. Será um prazer receber sua ajuda.





Semiótica (ou Semiologia), vem a ser o estudo dos signos em relação ao público. Falando de sign, seria mais apropriado dizer, que é a relação entre as imagens alvo que as pessoas gostam, ou seja, você quer adicionar uma render a um fundo... Se você souber sobre semiótica, vai lembrar dos tons de harmonia, tipografia e quais recursos de logotipos vai usar.
Por exemplo, se pensar em um acordo sendo aceito que tipo de imagem usaria? Duas mãos se apertando seria uma ótima imagem pra representar essa ação.

Trabalhar com a semiótica em uma sign é simples.
Digamos que quero fazer uma signature do batman, vou colocar uma render do batman e algo ligado a ele.
Ex: Pego uma render do batman, para o fundo eu posso usar uma imagem de uma cidade a noite com a luz que usam para chamar o batman. Ficaria bom? Sim, pois é algo que o público conhece. São coisas que já estão dentro do modelo que a comunidade usa, não importa o que seja, se for baseado em um modelo atualmente usado, vão gostar, mas tem que ser bem feito, pois um tabalho mal feito estraga a visão que já tinhamos de algo.





-Tipos de Signatures
Bom, como todos sabem, ou não, existem três diferentes tipos de signatures, que são Modeladas, GFX e BOX.
Irei explicar como identificar cada tipo de sign, assim, vocês saberão diferenciar uma das outras.

Modelada
É uma sign composta por:
1 - Shapes Personalizadas.
2 - BackGround (BG)
3 - Render (Opcional)
4 - Tipografia (com efeitos em 2D ou 3D)

A borda de uma sign modelada deve ser feita com shapes personalizadas, ou seja, de sua própria autoria, evite pegar shapes prontas da internet, você pode cometer o ato de RIPAGEM (sinônimo de plágio) sem saber.
Mas também pode ser feita com uma borda renderizada, ou seja, pegar uma imagem, ir recortando detalhes e envolvendo-os, até formar uma borda.
O background deve ser montado por uma imagem ou mais, e geralmente aplica-se efeitos padrões do photoshop no mesmo.
Ex:

Borda Renderizada:



Borda personalizada:




GFX
É uma sign composta por:
1 - Render (Opcional)
2 - Stock (Opcional)
3 - BackGround de cor sólida (Opcional)
4 - Tipografia sem efeitos 3D
5 - C4Ds / Fractals / Brushes
6 - Efeitos padrões do Photoshop

A sign GFX é uma sign no formato retangular, a borda dela é apenas uma linha bem fina, com uma cor sólida, geralmente a cor preta (também podemos deixar sem borda).

A Tipografia não pode conter:
1 - Bevel and Emboss
2 - Drop Shadow

A sign deve ser feita ao extremo do tamanho do documento, ou seja, se a sign contém o tamanho 400x150, deve ser trabalhada em 400x150, não podemos deixar nenhum espaço vazio.

A GFX é baseada geralmente em efeitos e tratamento de imagens, podendo variar em estilos.
EX:

Clean:



Efeitos variados:

Link Espirado =/

Texture:



BOX
É uma sign composta por:
1 - Render (Opcional)
2 - Borda Retangular (Personalizada)
3 - BackGround (BG)
4 - Tipografia de preferência com efeitos 3D

A sign Box também é um tipo de sign retangular, é parecida com a GFX, muitas pessoas confundem, mas há diferenças.

A BOX contém uma borda ao extremo do documento, é semelhante a GFX, pois tem que trabalhar todo o espaço disponível, mas no caso da BOX, devemos trabalhar o espaço externo com uma pequena borda.

As BOX podem ou não conter uma render principal, desde que ela não ultrapasse o tamanho máximo do documento.
EX:

Borda moldurada:



Feito por Magic (Fórum DevilzMu).
Editado por FireLion
Revisado por BadLuvie
Créditos pelas signs usadas: Rafael, landelinho, Lord Draken, FireLion e ZzFOXzZ.



-Estilos de Signs
Agora vou apresentar para vocês alguns estilos de signs.

Clean: É um estilo simples, porém vocês têm que saber o que estão fazendo, apesar de parecer algo simples de se fazer, qualquer coisa fora do lugar ou algo a mais pode estragar o estilo e acabar matando a sign por completo. ter em mente o que quer fazer com a imagem, onde apenas aplicamos um leve tratamento para dar um efeito especial.
EX:

Clean:



Collage: São signs que contém geralmente uma textura de folha de caderno como background, como o nome já diz, tudo deve ser feito como se fosse uma simples "colagem de caderno".

Collage:



Smudge: Como o nome sugere, a arte é elaborada em borrar a imagem, vocês podem misturar com outras coisas, por isso é bem variado. É simples e produz trabalhos maravilhosos.
Ex:

Smudge:



Stock: Esta arte consiste em utilizar imagens já prontas para a manipulação de efeitos, cores, etc. Mais tomem cuidado, pois se as mudanças feitas forem muito sutis vai parecer que vocês não fizeram nada.
Ex:

Stock:



Vector Art: Sua principal característica é fazer objetos e afins com a ferramenta Vetor, e utilizá-los na criação de signs.
Ex:

Vector Art:



Splatter: Produz trabalhos bem suaves e maravilhosos! Sua arte é utilizar pincéis do estilo splatter com mais alguns componentes.
Ex:

Splatter:



3 Dimension: Estilo muito poderoso se usado corretamente, utiliza renders 3D para compor o trabalho geral. Também pode ser combinado com outras técnicas.
Ex:

3D:



Displacement: Um estilo muito elaborado e bonito, mas se usado de forma errônea, pode gerar trabalhos horríveis. Displacement significa deslocamento, ou seja, usa o filtro deslocar como base, você pode também misturar com outros efeitos e estilos.
Ex:

Displacement:



Texture: Como o nome já diz, é um estilo onde se é usado texturas para compor o trabalho, a utilização de texturas da um efeito muito legal as signs.
Ex:

Texture:



Abstrato: Consiste em criar signs sem imagens definidas, ou onde uma render é imersa em um BG abstrato, onde a imaginação rola solta na criação.
Ex:

Abstrato:



Efeitos Variados: São as signs que contém vários efeitos, como brushes, C4Ds, fractals e etc.
Ex:

Efeitos Variados:



Esses são os estilos mais usados!
Mas vocês não devem se apegar a eles, na hora que vocês estiverem criando os seus trabalhos, usem a imaginação de vocês, inovem.




Falar de cores nas signs é algo muito complicado. Toda teoria não é capaz de explicar ou orientar perfeitamente um trabalho artístico, pois você pode quebrar todas as regras e, mesmo assim, produzir uma obra magnífica.
A seguir, um apanhado de informações e dicas a fim de facilitar a construção dos trabalhos:

-Harmonia
O mais importante de tudo, é a combinação das cores e a forma com que elas são apresentadas.
Primeiro de tudo, saibamos o que é tonalidade. São os diferentes tons da cor, ocasionados por maior ou menor presença do cinza (preto e branco). Por exemplo, azul marinho tem mais preto que azul bebe, ou azul bebe tem mais branco que azul marinho.
A dica principal é trabalhar com cores que a render/stock já possui, mas com tonalidades diferentes.
As cores "combinam" de acordo com as que estão mais próximas do círculo cromático.



Por exemplo: O vermelho combina com o laranja, que combina com o amarelo, que combina com o verde, que combina com o azul...

As cores não combinam com suas complementares, ou seja, a sua cor oposta. No caso do vermelho, é o verde.
Cabe ressaltar que as cores complementares, quando misturadas, dão origem ao cinza ou preto. Assim fica mais fácil de identificá-las.



Uma boa harmonia, porém perigosa, é a monocromática, normalmente aplicada em tons de cinza. Ela deixa sua sign bem harmonica, porém corre o risco de deixá-la monótona.
Veja um exemplo.

-Saturação
As cores possuem estágios, e o mais puro delas, é a matriz, quando a presença do cinza em sua tonalidade é nula. A medida com que a influencia do branco ou do preto é exercida, as cores se aproximam da saturação. A saturação mais preocupante, é a proxima do branco, pois exagera na vivacidade da cor, ocasionando agonia aos olhos e desconforto para quem vê.

-Valor de Brilho
Na fotografia chamado de super/subexposição, é a variedade de luz na cor. Pouca luz a deixa escura, proporcionando um ar mais dramático, muita luz a deixa clara, ocasionando uma atmosfera alegre. O mesmo cuidado tomado na saturação é necessário aqui, pois seu efeito é bem parecido, podendo deixar a sign desconfortável para quem vê.

-Observação Final
Repito aqui o que disse na introdução de cores. Toda regra e teoria é flexível nesse caso, pois tem-se a chance (bem grande) de burlar tais preceitos e gerar sings lindas.




Pode ser dividido, ou não, em dois: Da render e da sign.
Consiste em melhorar a qualidade da imagem e/ou realçar as cores e efeitos.
Um bom tratamento é gerado pela combiação de diferentes filtros nos seus devidos modos de mesclagem (ou blending option).

-Nas renders
O mais usado é o Topaz, plug-in extra pro photoshop. Para encontrá-lo é fácil, porém é pago (como tudo no brasil, tem um jeitinho que não é dificil de burlar isso).
Esse filtro faz com que a pele da pessoa se torne uniforme, como se fosse uma maquiagem. Seu efeito é bem parecido com o Smart Blur, que já vem no PS. Aconselho, inclusive, para aqueles que não queiram baixar o topaz, que aprendam a usar o smart blur com pequenos smudges, o efeito é super parecido.

No caso de renders de anime ou desenho, usa-se muito o Gaussian Blur (de 2 a 6 px) em overlay com opacidade reduzida. E por trás da render um Motion Blur, pra criar uma espécie de aura, com agulo 0 e distancia de 15 a 30 pxls.

-Nas signs em geral
Para realçar as cores, um Gaussian Blur no modo soft light é indicado. Mas lembre de reduzir a opacidade caso sature a imagem.
Com tantos blurs (ou borrões) os diferentes elementos da sign podem perder seus limites e ficar com aspecto de uma imagem embaçada, esse efeito é minimizado com o Sharpen.

-Filtros mais utilizados
Blur More: Desfoca a imagem
Gaussian Blur: Embaça a imagem, mudando a cor dos pixels minoritários.
Smart Blur: Faz com que pixels de cores distintas, em um meio de outra cor, mudem. Por exemplo, se no meio da sua buxexa (cor de pele) tiver uma espinha pequena (vermelha), ela vai ficar da cor da pele.
Motion Blur: "Estica" a imagem na "força" escolhida por meio de pixels, e na angulação desejada.
Topaz Clean: Como se fosse o smart blur combinado com a ferramenta Smudge.
Sharpen: Destaca os limites entre os elementos da imagem.

-Observação
Lembre-se de aplicar gradients maps antes ou após o tratamento. Assim você garante harmonia nas cores presentes.




A iluminação de sua signature pode ser feita de diversas maneiras usando várias ferramentas e/ou efeitos.
Procure sempre seguir o fluxo natural de luz da imagem, não que seja impossivel mudar os pontos luminosos, mas é bem mais trabalhoso e requer um maior grau de experiencia e habilidade.

-Ferramentas mais utilizadas
Burn Tool(Tecla "O" do teclado): Escurece
Dodge Tool (Tecla "O" do teclado): Clareia
Brush Tool (Tecla "B" do teclado): Soft Round Brush com opacidade e flow à sua escolha no modo Linear Dodge dá uma boa iluminação.

Nessa imagem pode-se concluir que os campos envolvidos com círculos brancos podem ser clareados, e os com pretos, escurecidos.

-Lighting Effects
Outra maneira de realçar sua iluminação, é por meio do Lighting Effect (Filters>Render>Lighting Effects).
Nessa janela, estão a disposição vários pontos luminosos artificiais que você pode aplicar em seu trabalho.
Esse recurso costuma ser "oito ou oitenta", então todo cuidado com ele é pouco.
Tenha em mente que a barra de Ambience aumenta ou diminue a presença de luz dentro e fora da área selecionada, porém a Exposure realiza a mesma função somente no ponto principal.

-Informações Adicionais
Existem dois recursos que são constantemente utilizados. O primeiro é o Outer Glow. Aconselho a aplicá-lo em brushes que queira deixar mais iluminados. Lembre-se de mudar a cor para a de sua preferência.

Abaixo um exemplo de brushes com e sem Outer Glow.



O segundo é o Gaussian Blur (Filter>Blur>Gaussian Blur). Ele embassa sua imagem e, sua melhor aplicação é em uma camada duplicada em overlay ou soft light.
Procure manter o Radius entre 2 e 4 pxs.

Abaixo um exemplo de brushes com e sem Gaussian Blur em Overlay.



-Observação
C4Ds e Fractais em Linear Dodge são ótimas para dar um efeito de iluminação.





A tipografia é o “monstro” que reina em nossas mentes na hora de criar uma Sign, tanto para os novatos, quanto para os mais experientes. O objetivo principal da tipografia é transmitir em poucas palavras o que você quis representar na imagem criada, melhorando a compreensão do trabalho.

-Interação sign-tipografia
A harmonia entre a Sign e a tipografia é muito importante, pois a tipografia pode estragar ou melhorar o seu trabalho. Cada caso é um caso no mundo do designer, mas a utilização de certas coisas raramente gera resultados interessantes, como por exemplo, a utilização exagerada de Blending Options em sua tipografia.

-Fontes
A procura “obsessiva” por fontes legais é uma tarefa inútil, o fato que torna uma fonte legal ou não em um trabalho, não é ela em si, mas sim o que você pode fazer com ela para aumentar a interação dela com a Sign, tornando-a assim mais agradável aos nossos olhos.

-Dicas
Cores:
A harmonia de cores entre a Sign e a tipografia é muito importante, então sempre use cores na tipografia que combinem com as cores usadas na Sign.
Cores avulsas dão uma aparência estranha no trabalho na maioria das vezes.

Tamanho: Esse é um ponto importante, uma tipografia muito Grande entra em conflito visual com a imagem, porém uma muito Pequena dificulta a leitura. Nesse caso, bom senso é fundamental.

Serrilhado: .Fontes com muitas voltas tendem a ficar serrilhadas quando estão em tamanhos pequenos, a utilização da função negrito às vezes resolve esse problema, se não resolver as únicas coisas a se fazerem são: tentar aumentar a fonte (o que pode acarretar em um conflito visual com a imagem), ou usar uma fonte diferente.

Layer: Isso é uma coisa particular minha, mas você pode deixar a(s) Layer(s) da tipografia o mais no início possível, assim a sua tipografia também receberá os efeitos e tratamentos que você deu na sua Sign.

Efeitos: Algo bem simples pode resultar em coisas muito legais. O uso de mais de uma cor, ou de algum enfeite pode deixar a sua tipografia bem Estilizada.

Opacidade: Em alguns casos diminuir um pouso a Opacidade da(s) layer(s) da tipografia pode realçar a interação desta com a imagem. Só não vá exagerar e deixar a layer muito apagada, pois isso dificultará bastante a leitura.

Posicionamento: Colocar a tipografia em um local adequado na sua Sign também ajuda na beleza da composição, evite colocá-la muito nos Cantos ou Sobre a render.

Todos esses fatores bem combinados resultam em uma “harmonia” entre a Sign e a tipografia que torna o seu trabalho muito mais profissional.

-Observação
Na hora que for fazer a tipografia de sua sign, tente pensar no que você quis passar com ela, e não tenha medo de inovar.

-Informação AdicionalRedimensionar uma Imagem (Ctrl+T)
Parece idiotice falar nisso, porém já vimos muito trabalhos contendo imagens desfiguradas, o que da uma impressão de desleixo para a criação.
Nós aconselhamos na hora que você estiver redimensionando a imagem/render fazê-lo com a tecla Shift pressionada, o que manterá a relação das dimensões da sua imagem constante, mantendo assim a forma da mesma.


Se gostou agradeça com um +.

_________________
Acesse meu canal Smile

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Keisuke_kun
Through The Fire And Flames

Mensagens Mensagens : 404
Pontos Pontos : 791
Data de inscrição : 26/09/2010
Idade Idade : 19
100%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum